Segurança

As melhores práticas de segurança digital para proteger seus dados

A navegação na internet não deve se tornar uma preocupação no dia a dia do usuário, mas para evitar grandes problemas com hackers, é necessário ter em mente algumas práticas que podem facilitar a navegação e torná-la mais segura sem necessariamente afetar de forma negativa a experiência. Por isso, ao navegar é preciso tomar cuidado principalmente com as suas informações pessoais e onde está navegando,

Dicas para navegação segura na internet

1. Compartilhamento de informações pessoais

É importante evitar fornecer informações sensíveis em conexões Wi-Fi públicas ou não confiáveis, pois essas redes podem ser menos seguras e suscetíveis a ataques. Além disso, nunca inserir informações pessoais ou financeiras em pop-ups ou janelas secundárias, pois podem ser tentativas de phishing.

 

 
2. Autenticidade

Muitos sites na internet na verdade são fraudulentos. Hackers criam sites geralmente muito parecidos com outros mais conhecidos, principalmente lojas online, em busca de dinheiro ou dados pessoais que possam ser utilizados para golpes, como as senhas. Por isso, é muito importante verificar a autenticidade do site em que está navegando.

3. Atratividade exacerbada

Ao navegar de forma segura na internet, os usuários devem ter sempre “um pé atrás” com tudo aquilo que for extremamente atraente. Promoções, doações, sorteios, itens raros e caros disponíveis com facilidade e em grandes quantidades, entre outros, são alertas vermelhos para a possibilidade e um golpe digital.

4. Antivírus

O uso do antivírus e softwares de proteção é altamente recomendado pelos especialistas ouvidos pela EXAME. Esses programas podem ajudar a garantir a navegação segura na internet ao identificar e eliminar possíveis ameaças. Atualmente, até mesmo os navegadores podem colaborar no uso de antivírus a partir dos plug-ins e extensões.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Em que posso ajudar?