Segurança

O que é cibersegurança e quais ações devem ser adotadas em nome da proteção de dados

Hoje, ao criar um perfil nas redes sociais ou entrar nas brincadeiras que parecem inocentes e que viram “modinha”, todos nós fornecemos dados pessoais. Muitas vezes, compartilhamos informações sem qualquer avaliação prévia. Estamos a todo o tempo interagindo na internet em ambientes colaborativos ou compartilhados. No entanto, é preciso estar atento às armadilhas para evitar problemas de segurança, como vazamento de dados e ataques cibernéticos.

Cibersegurança é a prática para proteção de computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques ou ameaças cibernéticas. Também é chamada de segurança da tecnologia da informação.

Cuidados e orientações

Com a proteção de dados, é possível interromper operações anormais, evitar que hackers usem informações para extorquir dinheiro ou ameaçar pessoas, ou empresas, ou até mesmo impedir que cidadãos caiam em golpes virtuais.

Os usuários de internet somos nós que trabalhamos, estudamos ou fazemos compras online, usamos os serviços bancários, entre outros. As crianças pequenas também estão no ambiente virtual de navegação.

Para prevenção a golpes virtuais, há algumas recomendações de segurança. São elas: tome cuidado ao divulgar informações pessoais nas redes sociais ou em conversas online com desconhecidos. Até mesmo o número de telefone pode ser usado por criminosos para aplicar golpes; desconfie de e-mails suspeitos. Caso não conheça o remetente, não responda, não clique em links e nem abra qualquer anexo; ao acessar sites, confirme se são seguros antes de clicar em qualquer botão ou digitar alguma informação; observe se o endereço da página está correto. Se houver uma única letra diferente, o site pode ser falso; verifique se há um cadeado ao lado do endereço virtual, pois o símbolo indica que o site é protegido; instale um bom antivírus com um módulo de proteção online, para alertas sobre riscos na web, como páginas infectadas e sites duvidosos; busque por selos de segurança, que são responsáveis por certificar que um site é seguro, seja na página principal ou durante o processo de compra no carrinho; confirme os dados de contato da empresa, como histórico, endereços e contatos; use senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais; evite o uso de redes Wi-Fi públicas; não salve dados do cartão bancário.

× Em que posso ajudar?